O Que é Sensoriamento Remoto?

Você sabe o que é Sensoriamento Remoto?

Olá queridos leitores! O artigo de hoje foi escrito com o objetivo de responder três perguntas muito comuns que as pessoas que gostariam de trabalhar na área de Geoprocessamento fazem pois não entendem as diferenças entre elas.

Essas perguntas são: O que é Sensoriamento Remoto? O que é SIG? E também, O que é Geoprocessamento? Continue com a leitura deste artigo para compreender um pouco mais sobre esses conceitos. Então vamos lá…

O Que É Sensoriamento Remoto? O Que é SIG?

Pode-se dizer que sensoriamento remoto consiste no uso da radiação eletromagnética afim de identificar determinada característica sobre a superfície da Terra, de um determinado terreno ou mesmo da atmosfera.

Usa-se a radiação eletromagnética (luz solar) que é refletida e neste processo a luz solar interage com a atmosfera e com a superfície gerando uma informação que é captada por um sensor fixado num determinado ponto como um satélite por exemplo, desta forma, este funcionará como uma câmera de fotografia.

Isso significa que o sensoriamento remoto ocorre quando se adquire uma determinada informação sobre algo sem, no entanto, ter o contato direto com ele, por meio da radiação eletromagnética com este algo que é captado por um sensor sensível a radiação eletromagnética ou radiação solar.

O que é SIG – Sistema de Informações Geográficas?

O SIG consiste num sistema capaz de editar permitindo assim manipular e visualizar informações geográficas. Isto é, tem a capacidade de preservar o atributo espacial de um dado para apresentar e analisar esse dado.

Na prática adquire-se uma informação através sensoriamento remoto e a edita através de um SIG – Sistema de Informações Geográficas.

O Que é Geoprocessamento?

Usando os dois conceitos apresentados o geógrafo Yuri Salmona* afirma que geoprocessamento consiste numa área mais ampla que engloba os conceitos de sensoriamento remoto e SIG – Sistema de Informações Geográficas da seguinte forma:

É o conjunto de técnicas ligadas à informação espacial que vão desde a coleta, tratamento, manipulação, até a análise dos dados espaciais.

Quanto Ganha um Profissional de Geoprocessamento?

Muitas pessoas se perguntam quanto ganha um profissional de geoprocessamento? Elas possuem muitas dúvidas quanto ao mercado de trabalho para este profissional e também quem pode trabalhar com geoprocessamento?

No Brasil há grande variação salarial para quem atua como técnico em geoprocessamento porém a média salarial nacional para este profissional é de R$ 2.300,00.

A formação mais comum nesta área de atuação são os geógrafos ou graduados em Geografia e Gestão Ambiental, porém muitos profissionais de outras áreas vêm buscando aprimorar o currículo para ampliar sua área de atuação fazendo um Curso Online de Geoprocessamento Com Certificado.

Obrigado pela leitura!

Ficamos por aqui. Qualquer dúvida deixe um comentário ou entre em contato com a gente. Se gostou deste conteúdo compartilhe nas redes sociais.

* Professor Yuri B. Salmona geógrafo formado na Universidade de Brasília, Mestre em Ciências Florestais, Especialista em Análise espacial Ambiental, Doutorando em Ciências Florestais (UnB, 2016).

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Geoprocessamento
http://www.dpi.inpe.br/spring/portugues/tutorial/introducao_geo.html
https://www.youtube.com/watch?v=RJ0IfqcJCQk

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.