Curso Online de Vigilante. Você já pensou em se tornar um vigilante? Essa é uma profissão que exige coragem, responsabilidade e preparo para lidar com situações de risco. Mas como se qualificar para essa área? Uma das opções mais práticas e acessíveis é fazer um curso online de vigilante. Neste artigo, vamos te explicar o que é esse curso, qual a sua importância, quais as dicas para escolher um bom curso, quais os benefícios de se formar como vigilante e quais as principais dúvidas sobre o assunto. Acompanhe!
O que é um curso online de vigilante?
Um curso online de vigilante é uma modalidade de ensino a distância que visa capacitar profissionais para atuarem na segurança privada de pessoas, patrimônios e eventos. O curso aborda temas como legislação, direitos humanos, armamento, defesa pessoal, primeiros socorros, prevenção de incêndios, entre outros. O curso online de vigilante tem a vantagem de oferecer flexibilidade de horários, economia de tempo e dinheiro, e acesso a materiais didáticos de qualidade.
Por que fazer um curso online de vigilante?
Fazer um curso online de vigilante é uma forma de se qualificar para um mercado de trabalho que está em constante crescimento e demanda. Segundo dados da Federação Nacional das Empresas de Segurança e Transporte de Valores (Fenavist), o Brasil tem cerca de 600 mil vigilantes ativos, mas ainda há uma carência de 200 mil profissionais na área. Além disso, fazer um curso online de vigilante pode trazer benefícios como:
- Ampliar as suas oportunidades de emprego e renda;
- Desenvolver habilidades técnicas e comportamentais;
- Aumentar a sua confiança e autoestima;
- Contribuir para a sua segurança e da sociedade.
Quem pode fazer o curso online de vigilante?
Você quer saber quem pode fazer o curso online de vigilante, certo? De acordo com as minhas pesquisas, para fazer o curso online de vigilante, você precisa cumprir os seguintes requisitos:
- Ser brasileiro nato ou naturalizado;
- Ter idade mínima de 21 anos;
- Saber ler e escrever;
- Ter histórico criminal limpo (sem antecedentes criminais);
- Ter Ensino médio completo (para exercer a função) ou ensino fundamental básico (para se inscrever no curso).
- Se você atender a esses critérios, você pode se inscrever em um curso online de vigilante e obter o seu certificado de conclusão.
Como escolher um bom curso online de vigilante?
Para escolher um bom curso online de vigilante, é preciso levar em conta alguns critérios, como:
- A credibilidade e a reputação da instituição de ensino;
- A carga horária e o conteúdo programático do curso;
- A qualidade e a atualização dos materiais didáticos;
- A disponibilidade e o suporte dos tutores e professores;
- A validade e o reconhecimento do certificado.
Quais as vantagens de fazer um curso online de vigilante?
Fazer um curso online de vigilante pode trazer diversas vantagens para o seu desenvolvimento profissional e pessoal, como:
- Aprender no seu próprio ritmo e no seu tempo livre;
- Estudar de onde quiser, bastando ter um computador ou celular com acesso à internet;
- Economizar com deslocamentos, alimentação e hospedagem;
- Ter acesso a uma plataforma de ensino interativa e dinâmica;
- Receber um certificado digital ou impresso ao concluir o curso.
Quais as principais dúvidas sobre o curso online de vigilante?
Algumas das principais dúvidas que as pessoas têm sobre o curso online de vigilante são:
- Qual o valor do curso online de vigilante?
- Quanto tempo dura o curso online de vigilante?
- Como é a avaliação do curso online de vigilante?
- Como é o mercado de trabalho para o vigilante?
Nós vamos responder essas e outras perguntas no decorrer deste artigo. Fique atento!
Quais as principais disciplinas do curso online de vigilante?
Um curso online de vigilante tem uma carga horária de 200 horas, sendo 100 horas de aulas teóricas e 100 horas de aulas práticas em média. As aulas teóricas podem ser feitas pela internet, mas as aulas práticas exigem a presença do aluno em um centro de treinamento autorizado pela Polícia Federal. As principais disciplinas do curso online de vigilante são:
- Sistema de segurança pública: aborda o funcionamento e a organização das instituições de segurança pública no Brasil, bem como os direitos e deveres dos vigilantes3.
- Primeiros socorros: ensina os procedimentos básicos para prestar assistência a vítimas de acidentes ou mal súbito, como hemorragias, fraturas, queimaduras, desmaios, etc3.
- Prevenção e combate a incêndio: instrui sobre as causas e os tipos de incêndio, os métodos de extinção, os equipamentos de proteção e os planos de emergência3.
- Vigilância: explica as técnicas e as normas de vigilância patrimonial, pessoal e de eventos, como rondas, controle de acesso, comunicação, identificação, etc3.
- Segurança privada: aborda os conceitos e as legislações que regulamentam a atividade de segurança privada no Brasil, bem como os tipos e as modalidades de serviços3.
- Criminalística: apresenta os conceitos e os princípios da ciência forense, como a preservação e a análise de vestígios, a identificação de armas e munições, a perícia criminal, etc3.
- Defesa pessoal: ensina as técnicas e os fundamentos de defesa pessoal, como golpes, imobilizações, quedas, desvios, etc3.
- Educação física: desenvolve a capacidade física e a resistência dos alunos, através de exercícios aeróbicos, anaeróbicos, de força, de flexibilidade, de coordenação, etc3.
- Armamento e tiro: capacita os alunos para o manuseio e a manutenção de armas de fogo, como pistolas, revólveres, espingardas, etc, bem como para o uso correto e seguro da munição3.
- Direitos humanos: sensibiliza os alunos para o respeito e a promoção dos direitos humanos, como a dignidade, a liberdade, a igualdade, a diversidade, etc.
Essas são as principais disciplinas do curso online de vigilante.
Como é o mercado de trabalho para o vigilante?
O mercado de trabalho para o vigilante é bem amplo e diversificado, pois há uma demanda crescente por profissionais qualificados para atuarem na segurança privada de pessoas, patrimônios e eventos. Alguns dos setores que contratam vigilantes são:
- Bancos e instituições financeiras;
- Escolas e instituições educacionais;
- Hospitais e clínicas médicas;
- Estabelecimentos comerciais e industriais;
- Condomínios e residências;
- Empresas e órgãos públicos;
- Segurança pessoal e escolta armada;
- Transporte de valores e cargas especiais;
- Grandes eventos e shows.
Para trabalhar como vigilante, é preciso cumprir alguns requisitos, como ter idade mínima de 21 anos, ter ensino médio completo, ter histórico criminal limpo, ter aprovação em exames de saúde e aptidão psicológica, e ter concluído um curso de formação de vigilante reconhecido pela Polícia Federal2.

Conclusão
Neste artigo, você aprendeu o que é um curso online de vigilante, por que fazer um, como escolher um bom, quais as vantagens de fazer um e quais as principais dúvidas sobre o assunto. Esperamos que essas informações tenham sido úteis para você e que você se sinta motivado a se inscrever em um curso online de vigilante. Lembre-se de que essa é uma profissão que exige dedicação, comprometimento e atualização constante. Por isso, não perca tempo e comece hoje mesmo a se preparar para o seu futuro!
E você, o que achou deste artigo? Deixe um comentário com a sua opinião, sugestão ou dúvida. E não se esqueça de compartilhar este conteúdo com os seus amigos nas redes sociais. Até a próxima!