Curso de Fotografia Online. Você gosta de tirar fotos, mas sente que ainda não domina todas as técnicas e recursos da sua câmera? Você quer aprender mais sobre iluminação, composição, edição e outros aspectos da fotografia? Você quer se tornar um fotógrafo profissional ou simplesmente melhorar as suas habilidades como hobby?

Se você respondeu sim a alguma dessas perguntas, então você precisa fazer um curso de fotografia online. Mas como escolher o melhor curso entre tantas opções disponíveis na internet? Como saber se o curso é de qualidade, se atende às suas necessidades e se cabe no seu bolso?

Neste artigo, vamos te dar 7 dicas para te ajudar a escolher o melhor curso de fotografia online para você. Vamos lá?

O que é um curso de fotografia online e por que fazer um?

Um curso de fotografia online é um programa de ensino à distância que te ensina os conceitos, as técnicas e as práticas da fotografia. Você pode fazer o curso no seu próprio ritmo, no horário e no local que preferir, usando o seu computador, tablet ou smartphone. Você também pode interagir com o professor e com outros alunos através de fóruns, chats e videoconferências.

Fazer um curso de fotografia online tem muitas vantagens, como:

Defina o seu objetivo e o seu nível de conhecimento

Antes de escolher um curso de fotografia online, você precisa definir qual é o seu objetivo e o seu nível de conhecimento. Você quer aprender o básico da fotografia, se aperfeiçoar em algum aspecto específico ou se especializar em algum gênero ou nicho? Você é iniciante, intermediário ou avançado?

Essas perguntas vão te ajudar a filtrar os cursos que se adequam ao seu perfil e às suas expectativas. Por exemplo, se você é iniciante, você pode procurar por cursos que ensinam os fundamentos da fotografia, como o funcionamento da câmera, a exposição, o foco, a profundidade de campo, o enquadramento, etc.

Se você é intermediário, você pode procurar por cursos que aprofundam algum tema, como a iluminação, a composição, a edição, o retrato, a paisagem, etc. Se você é avançado, você pode procurar por cursos que te desafiam a criar projetos autorais, a desenvolver o seu estilo, a divulgar o seu trabalho, etc.

Pesquise sobre o curso e o professor

Depois de definir o seu objetivo e o seu nível de conhecimento, você precisa pesquisar sobre o curso e o professor que você tem interesse. Você pode buscar informações no site do curso, nas redes sociais, em blogs, em fóruns, em depoimentos de ex-alunos, etc. Alguns pontos que você deve considerar são:

Compare as opções e escolha a melhor para você

Após pesquisar sobre o curso e o professor, você deve comparar as opções que você encontrou e escolher a melhor para você. Você pode usar uma planilha ou uma tabela para organizar as informações e facilitar a comparação.

Você deve levar em conta os critérios que são mais importantes para você, como o conteúdo, a qualidade, o preço, a flexibilidade, etc. Você também deve avaliar se o curso atende às suas necessidades, aos seus interesses e ao seu orçamento.

Faça uma aula teste ou uma degustação do curso

Uma forma de ter mais segurança na hora de escolher um curso de fotografia online é fazer uma aula teste ou uma degustação do curso. Muitos cursos oferecem essa possibilidade gratuitamente ou por um valor simbólico.

Assim, você pode conhecer melhor o professor, o conteúdo, a plataforma e o formato do curso. Você também pode tirar as suas dúvidas e ver se o curso corresponde às suas expectativas.

Aproveite os bônus e os descontos

Outra forma de escolher um bom curso de fotografia online é aproveitar os bônus e os descontos que alguns cursos oferecem. Você pode encontrar ofertas especiais em datas comemorativas, em lançamentos, em parcerias, etc.

Você também pode conseguir descontos se pagar à vista, se indicar amigos, se fizer mais de um curso, etc. Além disso, alguns cursos oferecem bônus exclusivos, como e-books, webinars, mentorias, consultorias, etc. Esses benefícios podem te ajudar a economizar dinheiro e a ter mais valor pelo que você paga.

Participe da comunidade do curso

Uma das vantagens de fazer um curso de fotografia online é poder participar da comunidade do curso. Você pode interagir com o professor e com outros alunos, trocar experiências, dicas, feedbacks, dúvidas, etc. Você também pode fazer amizades, parcerias, networking, etc. Participar da comunidade do curso pode te motivar, te inspirar e te enriquecer como fotógrafo e como pessoa.

Coloque em prática o que você aprende

Por fim, a dica mais importante para escolher um bom curso de fotografia online é colocar em prática o que você aprende. De nada adianta fazer um curso se você não aplicar o conhecimento na sua fotografia. Você deve praticar o máximo que puder, experimentar, errar, acertar, aprender, melhorar.

Você deve também buscar feedbacks, avaliar os seus resultados, corrigir os seus erros, celebrar os seus acertos. Você deve também buscar novos desafios, novos projetos, novas oportunidades. Você deve também se divertir, se expressar, se realizar.

Vale a pena fazer um curso de fotografia online?

A resposta simples é: Sim, vale muito a pena estudar fotografia online! Por que aquilo que você aprende na fotografia você pode aplicar em diversos momentos da sua vida! E o tempo e equipamento que precisa pra começar é muito menor que imagina.

Fazer um curso de fotografia online tem muitas vantagens, como:

Mas é claro que também existem alguns desafios, como:

Por isso, antes de escolher um curso de fotografia online, você precisa definir qual é o seu objetivo, o seu nível de conhecimento, o seu orçamento e o seu tempo disponível. Você também precisa pesquisar sobre o curso, o professor, a metodologia, o conteúdo, o suporte, o preço, a garantia e a reputação do curso. 

Curso de Fotografia Online EAD
Curso de Fotografia Online

Conclusão

Escolher um bom curso de fotografia online pode ser uma tarefa difícil, mas não impossível. Com as dicas que te demos neste artigo, você pode encontrar o curso ideal para você, que te ensine o que você precisa, que te ofereça o que você quer e que caiba no seu bolso.

Lembre-se de definir o seu objetivo e o seu nível de conhecimento, pesquisar sobre o curso e o professor, comparar as opções e escolher a melhor para você, fazer uma aula teste ou uma degustação do curso, aproveitar os bônus e os descontos, participar da comunidade do curso e colocar em prática o que você aprende. Assim, você pode aprender mais sobre fotografia, melhorar as suas habilidades, desenvolver o seu estilo e se tornar um fotógrafo melhor.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. Se você gostou, deixe um comentário com a sua opinião, sugestão ou dúvida. E não se esqueça de compartilhar este artigo com os seus amigos que também querem fazer um curso de fotografia online. Obrigado pela sua atenção e até a próxima!

Para conhecer mais sobre nossos cursos online visite nossas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *